Eleições 2018, 9 nomes, 10 escolhas e uma Paraíba dividida

terça-feira, 29 de novembro de 2016


Na Paraíba todo mundo respira política e mal terminada as eleições para prefeitos, as prévias analises tomam conta das rodas políticas com possíveis nomes que poderão ser escolhidos como os nomes dos dois principais grupos políticos da Paraíba que disputará o Governo do Estado em 2018 e que promete ser bastante acirrada.

Pelo lado do Governador Ricardo Coutinho cinco nomes disputam a escolha para representar o grupo, são eles: O deputado Gervásio Maia, do PSB. Futuro presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. O senador Raimundo Lira, que tem se mostrado um grande parceiro do Governo do Estado em âmbito federal. Lira é do PMDB. A atual vice governadora Ligia Feliciano, natural sucessora do governador Ricardo Coutinho. A deputada estadual Estela Bezerra é outro nome forte dentro do grupo e que apresenta inclusive características do Governador e sendo aliada de primeira hora de RC. Por ultimo o deputado estadual Buba Germano, do PSB (mesmo tendo derrota em seu terreiro Picui).

Pelo lado do Grupo encabeçado pelo Senador Cassio Cunha Lima, Ele é considerado o principal nome, tendo sido eleito por duas vezes para o cargo e perdido em 2014 por pouco para Ricardo Coutinho. Outro nome forte é do Senador e ex-governador José Maranhão, que já foi Governador por três vezes, pesando contra ele a idade, o senador já passou dos 80 anos. O Senador Raimundo Lira também é lembrado como possível candidato do Grupo. O prefeito reeleito da Capital paraibana Luciano Cartaxo é também considerado candidato natural do grupo, por ter conseguido unir as oposições ao governador Ricardo Coutinho e ter sido reeleito no primeiro turno derrotando o próprio governador que apostou em um projeto frágil as eleições com Cida Ramos. O ultimo nome, não menos forte e importante é do prefeito reeleito de Campina Grande Romero Rodrigues, forte após sua reeleição no primeiro turno, derrotando as oposições ao seu nome comandado pelo deputado Veneziano Vital do Rego de forma acachapante.


No final nove nomes dados como certos no futuro administrativo do Estado da Paraíba, mesmo sendo cinco nomes apresentados por cada grupo, o nome do Senador Raimundo Lira aparece nos dois grupos e isso pode ser também o caminho para uma possível reconciliação, dependendo das reformas políticas e condenações futuras.

0 comentários:

Postar um comentário