Somos todos brasileiros.

sábado, 14 de março de 2015

Não quero me arvorar a analisar imagens, mas ao ver as cenas dos movimentos de apoio a Dilma e a Petrobras nesta sexta-feira percebo claramente que os movimentos sociais no Brasil envelheceu, engordou o bolso e perdeu a força da mobilização. Mesmo sabendo a força que o MST, a CUT e os sindicatos realizaram para mobilizar o maior numero de simpatizantes foi um verdadeiro fiasco.

Não sabemos ainda o que acontecerá amanhã, com a mobilização das oposições pedindo o impeachment de Dilma, não se sabe se as ruas serão ocupadas por um numero maior de manifestantes, mas ja se sabe que será um marco na defesa da liberdade de manifestações, mesmo para parte do PT sendo uma tentativa de golpe.

A defesa da presidente justamente foi um dos pontos em questão: os grupos que organizaram o ato tentaram emplacar o absurdo lema de "defesa da Petrobras e da reforma política", quando visivelmente os integrantes da marcha foram convocados - alguns pagos - para elogiar Dilma. Outros, sequer sabiam o que faziam no local o Ato a favor da estatal e em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff é encampado por sindicalistas e membros de movimentos sociais, mas falta aos próprios manifestantes a força para acreditar no que estão gritando.

Se tomarmos como exemplo os atos de pedido de cassação de Collor de Melo no passado percebemos que aquela juventude envelheceu, e a defesa da ética ficou comprometida por contra-cheques, cargos e poder. O seu líder Lindberg Farias, Cara-Pintada, enlameou-se na sujeira do Poder e está afundando com companheiros nas denuncias de corrupção da Petrobras.

Os sindicatos envolvidos nas manifestações de ontem, são a marca do corporativismo e cinismo sindical, pois suas diretorias se encastelam no poder e são muito bem pagos em conselhos e cargos, diminuindo assim a fome de protestar e defender seus sindicalizados. Há poucos dias, no lugar de tentar manter um pouco de dignidade e enfrentar  as consequências dos erros de seu partido, o Líder máximo do PT ousou ameaçar seu povo com guerra. Em um ambiente seguro, repleto de simpatizantes, Lula quis “parecer” valente, quando prometeu convocar o “exército” do MST para combater nas ruas os cidadãos que tentassem se manifestar contra a corrupção e com isso corre o risco de sujar seu curriculo.

O MST é um caso a parte, pois é odiado pelos brasileiros de tal forma que o seu apoio atrapalha Dilma Rousseff, mais do que ajuda, suas bandeiras envelheceram e perderam a razão, pela própria forma como se posicionam e tocam a reforma agraria no Brasil, são mais capitalistas do que nunca, pois afora aqueles usados como massa de manobra, seus lideres se enchem do dinheiro publico em programas sociais e a cada dia estão mais longe do objetivo pelo qual foram criados.

Na segunda, torcemos para que o Brasil esteja em Paz e melhor, na sua percepção de quem é culpado e inocente, quem presta e quem não presta, mas sabendo com certeza de que somos todos brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário