Açudes e Barragens abandonadas por estarem secos, até quando?

sábado, 11 de janeiro de 2014



 



 
O que falta para termos o bom senso de estarmos preparados para enfrentar os desafios, calamidades e dissabores?


Desde 2012 o Nordeste enfrenta uma estiagem que além de preocupar, cria dificuldades tão grandes, que só quem convive com a falta de agua pode entender. Nossos mananciais diminuem, secam e a única coisa que podemos fazer é recorrer a outros mananciais, abandonando-os ao próprio destino de esperar por novas chuvas, para que ai novamente possa dar o que precisamos abastecimento.


A burocracia e a falta de planejamento não nos permite pelo menos limpar os açudes, barragens que estão secos e que com medidas, relativamente simples, poderiam garantir água de qualidade e em maior quantidade.


União, Estado e Prefeituras todas são relapsas e não se mexem na limpeza dos mananciais, ou pelo menos alertar aos outros entes da Federação sobre suas obrigações. Não sabemos a quem recorrer. As prefeituras receberam diversas máquinas do Governo Federal através do PAC equipamentos, mas não se vê ação nenhuma em relação a limpeza dos açudes que servem seus municípios.


Tomo com exemplo o açude do Emídio em Montadas, e explico o motivo, pois é o manancial que serve ao município que moro, e por isso tenho o conhecimento necessário para saber o que passa, e o que escuto de reclamações do povo. O Açude do Emídio, quando com água serve a população de Montadas, cerca de 5 mil habitantes, hoje seco, amarga o abandono e mesmo pertencendo ao Estado, não se vislumbra ação nenhuma de limpeza por parte do Governo do Estado.


A Prefeitura de Montadas mesmo tendo recebido maquinas que poderiam ser utilizadas na limpeza do açude, mesmo o Prefeito pertencendo ao mesmo partido do Governador, PSB, mesmo sabendo da necessidade da limpeza, não se vê nenhuma atitude de pelo menos dialogar e procurar ter uma atitude positiva de LIMPAR o açude. Esta atitude é apenas um exemplo e serve para todos, pois não é um caso isolado e sim generalizado.


BOM EXEMPLO


Nem todos estão omissos em relação a prioridade que se deve dar a limpeza dos mananciais, um exemplo disso é a Prefeitura de Pocinhos que diferente da maioria, vem através da secretaria de agricultura, oferecendo limpeza de açudes e barragens ao agricultores e produtores rurais. A ação acontece desde o inicio de 2013, e se estenderá durante todo o ano de 2014.

As máquinas doadas pelo governo Federal são instrumentos importantíssimos para desenvolver ações eficazes e beneficiar a população em geral. E esta atitude realizada desde 2013 possibilitou ter maior quantidade e qualidade de agua em seus reservatórios.


Veja dicas para utilizar melhor a água e evitar o desperdício:


1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.


2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.


3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar o desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.


4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar - todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.


5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.


6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.


7. Cuidado com o tempo que fica no banho.


8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.


9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.


10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.


11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.


12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.



0 comentários:

Postar um comentário